quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MÃE CUCA...

Olá Leitores!
“Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá...” Acredito que todos já ouviram ou gravaram este trecho da vinheta da personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, criada pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato(1882-1948). Muitas crianças até hoje tem medo da Cuca, alguns pais inclusive, assustam seus filhos dizendo que se eles não se comportarem, ou forem dormir, a Cuca vem pegar. 

A Cuca, de Monteiro Lobato, surgiu de uma lenda que conta a história de uma idosa feia,em forma de jacaré, que rouba crianças desobedientes. Já a origem deste personagem folclórico brasileiro, vem de uma outra lenda portuguesa, A COCA, um ser mítico, espécie de fantasma, bruxa ou bicho-papão com que se assustam meninos. Embora não tenha uma aparência definida, tinha uma representação figurada, a sua cabeça era uma espécie de abóbora ou cabaça da qual saía luz (ou fogo), muito comum nas festas de Hallowen.

Se a Cuca fosse a fêmea do passarinho Cuco, também poderia ser adaptada aos dias de hoje, onde existem muitas Mães Cucas, digo isto porquê, para não ter trabalho, o passarinho cuco tem o hábito de colocar seus ovos em ninhos de outras aves. Além de não construir o ninho, o cuco acaba não criando os seus filhotes, e quando eles passam para a vida adulta, têm o costume de expulsar os pais adotivos do ninho.

Infelizmente existem no Brasil muitas Mães Cucas, que abandonam seus filhotes em outros ninhos, para não criarem. Depois que tudo acontece, daí surgem as Cucas Arrependidas, ou aquelas que dizem não ter condições de criar um filho, que foram estupradas, que o filho não foi planejado e até aparece aquelas, dizendo que os filhos transformam sua vida num inferno. Será que é isto mesmo, ou elas apenas se irritam por não poderem mais sair , para se divertir e namorar com outros cucos, ou de repente gostam de dormir até tarde e quando o bêbe está com fome acorda ela.

Mães Cucas! Desculpem minha franqueza, mas quem tranformou sua vida em um inferno foi você mesma, ao não saber escolher seu parceiro! Existem várias formas de evitar gerar um filho, você não é obrigada a fazer o que não quer. Sexo é bom, mas ele pode te trazer, filhos e doenças, portanto se dê valor Mãe Cuca, cuide de seu corpo, de sua saúde de sua vida. A Legislação Brasileira, protege o ser humano, mas também pode puní-lo, inclusive às Mães Cucas, que bom!

Alexandre C.Figueiró