O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento.
A maior participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas para alimentação e diminuição da pobreza são fatores que fazem com que o Brasil tenha motivos para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, de acordo com a conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recini.
Um destaque positivo no raio-x da saúde é que o Brasil integra um grupo de 68 países em condições de atingir a quarta meta dos Objetivos do Milênio – chegar à taxa de 14,4 mortes para cada mil nascidos vivos até 2012. Atualmente, a taxa brasileira está em 18 óbitos (2007) – uma redução de mais de 60% se comparada ao índice de 1990, quando as mortes somavam 47,1 para cada mil nascidos vivos.Dados do ministério revelam que a queda na mortalidade infantil se deve ao aumento da cobertura vacinal e ao uso de terapia de reidratação via oral. O número de consultas de pré-natal também aumentou – passou de 8,6 milhões em 2003 para 19,4 milhões em 2009, um aumento de 125%.
Ao menos um bilhão de pessoas, ou um sétimo da população, sofre de desnutrição no planeta, segundo o Índice Global da Fome 2010.O Brasil é visto como um "caso de sucesso". Em 1974, 37% das crianças eram subnutridas. Em 2006, eram apenas 7%.
Pois é vamos em frente cuidando de nossas crianças e protegendo-as das ameaças. Grande abraço a todos.
A foto acima está no site http://romulo53.blogspot.com/2010/06/desnutricao-infantil-cai-62-entre-2003.html que também traz informaçoes sobre esta vitória.
Alexandre
