quarta-feira, 1 de abril de 2009

Onde está o erro?

Olá Leitores!


De volta a este blog tenho que falar algo sobre a violência nas escolas que vem aumentando,como acompanhamos em todos os meios de comunicação nos últimos dias, deixando no ar a seguinte pergunta: Onde está o erro? Sei que a resposta parece ser difícil, mas acho que não é tanto assim.

Devemos começar analizando o ambiente escolar, condições das salas de aula, das escolas e parece cômico, mas é uma realidade, o(a) professor(a) deve cuidar inclusive a roupa que veste para dar aula. Já percebi em algumas escolas que muitos professores vão para aula como se estivessem indo a um baile para paquerar, muito cuidado com isto, os alunos e os pais percebem e usam este artifício, para te derrubar. São vários os itens que devemos cuidar para termos uma boa e produtiva aula, sem precisar nos preocuparmos com o "depois da aula". Não compete a mim expor aqui, pois muda de região para região, devemos estudar a região de nossa escola antes mesmo de começar a lecionar. Uma coisa que é comum é o fato de os professores não dominarem o conteúdo suficientemente.Todo professor tem que ligar, o antes com o agora em suas aulas e não ficar no passado.

Professor que domina uma turma não será agredido por algum(a) aluno(a),que está seguindo algum exemplo e o professor tem que saber qual é.Antes de dominar uma turma é preciso conquistá-la o que é considerado difícil, pela maioria. Os primeiros segundos de contato com os alunos são cruciais, é ali que seu "biotipo de educador" é formado pelos alunos. É muito comum escutarmos a frase," não tenho tempo de me atualizar", o que é estranho pois nós é quem organizamos nosso tempo e não o contrário.

Não é necessário voltarmos a época da palmatória, mas o professor tem que conquistar sua autoridade começando pela ligação com seu aluno. O professor tem que conhecer seus alunos, suas famílias, seus bairros e o cotidiano desta pessoa. Uma coisa que sempre digo, se existe um limite de alunos para se dar aula, ele deve ser respeitado e neste caso não devemos pensar no dinheiro e sim em nossas turmas, na saúde, conteúdos, no bom desenvolvimento das aulas. Quando entramos no magistério, estamos cientes de onde e como é este trabalho.

Infelizmente hoje em dia pessoas estão escolhendo o magistério como última opção de emprego e mais de 50% destes "novos " professores, não serão bons e acabarão prejudicando o magistério. A charge acima retrata bem esta realidade e encontrei no blog,
Por hoje é só, obrigado pelas visitas, sucesso e tranquilidade a todos vocês e suas famílias. Jamais esqueçam de protegerm nossas crianças.
Alexandre C.F.